Para atingir um pico teórica de 54,9 petaflops, Tianhe-2 tem uma especificação de hardware assustadoramente insano. Há um total de 125 armários que abrigam 16 mil nós de computação, cada um dos quais contém dois processadores Intel Xeon (Ivy Bridge) CPUs e três 57-core Intel Xeon Phi placas aceleradoras.
Cada nó de computação tem um total de 88GB de RAM. No total, de acordo com um relatório [PDF] por Jack Dongarra do Oak Ridge National Laboratory, há um total de 3.120.000 núcleos Intel e 1,404 petabytes de memória RAM, tornando Tianhe-2, de longe, a maior instalação de processadores da Intel no mundo. Nós acreditamos que é também a maior quantidade de memória RAM para um único sistema, também.
O Tianhe é o computador mais poderoso do mundo, e não é sem motivo (Foto: Reprodução / datacenterjournal)
Além do excesso de capacidade de computação x86, porém, Tianhe-2 é notável por uma outra razão: Exceto para o CPUs, quase todos os outros componentes foram fabricados na China. O sistema de front-end, que gerencia a operação real de todos os nós de computação, é composto por Galaxy processadores FT-1500 - chips SPARC 16-core projetado e construído pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China (NUDT). A interconexão (foto abaixo), também projetado e construído pela NUDT, é composto por 13 576 portas interruptores optoeletrônicos que conectam cada um dos nós de computação através de uma topologia em árvore gordura. O sistema operacional, Kylin Linux, também foi desenvolvido por NUDT.
Tianhe-2 está localizado no NUDT enquanto ele passa por testes, mas será totalmente implantado no Centro de Supercomputação Nacional em Guangzhou (NSCC-GZ) até o final de 2013. O consumo de energia de pico para os processadores, memória e interconexão é 17,6 megawatts, com o sistema de refrigeração a água trazendo que até 24MW - ligeiramente abaixo do recorde gigaflops por watt eficiência definida pelo supercomputador DoE / ORNL / Cray Titan. Quando Tianhe-2 está completo, o seu objectivo principal será como uma plataforma de pesquisa aberta para pesquisadores no sul da China.
Fonte: Extremetech
- Blogger Comment
- Facebook Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário