Cristal poderoso pode ser comparado a computador do tamanho do universo

Pesquisadores dizem ter projetado um minúsculo cristal que funciona como um computador quântico tão poderoso que seria necessário um computador do tamanho do universo conhecido que o satisfaça.

Detalhes do cristal, que é composta de apenas 300 átomos, foram publicados na revista Nature .


Fonte: (Source: Britton/NIST)


"A computação quântica é uma espécie de ciência da informação, que se baseia na noção de que se alguém realiza cálculos de uma forma fundamentalmente diferente do que a forma como o seu computador desktop clássico funciona", diz o coautor do estudo da Universidade de Sydney do Dr. Michael Biercuk.

"Há um enorme potencial para resolver uma variedade de problemas que são muito, muito difícil ou quase impossível para computador padrão."

O simulador de cristal utiliza uma propriedade da mecânica quântica chamada superposição, onde as partículas quânticas parece estar em dois estados diferentes ao mesmo tempo. Isto significa que a partícula, conhecido como um qubit, pode ser utilizado para resolver duas equações simultaneamente.

À medida que o número de qubits aumentar, o número ou estados aumenta exponencialmente. Por exemplo, dois qubits podem estar simultaneamente em quatro estados, três qubits em 8 estados: 2 elevado à potência de n estados para n qubits.

Ultrapassa os computadores clássicos
De acordo com Biercuk, o poder computacional do simulador de cristal 300-átomo supera de longe a capacidade do computador clássico de hoje.

"Acontece que esse computador teria que ser do tamanho do universo conhecido - o que é claramente algo que não é possível alcançar", diz ele.

Especialistas acreditam que a computação quântica está se movendo para uma fase em que é tão longe para fora na frente e assumir todas as tarefas complexas que serão difíceis de verificar se ele está funcionando com precisão.

"Eles não são facilmente controlados por um computador clássico que abre toda uma variedade de problemas", diz Biercuk.

E acrescenta que ainda há muito trabalho a ser feito antes que os computadores quânticos começam a aparecer nas mesas em residências e escritórios.

"O elemento central é algo como um milímetro de diâmetro, 300 átomos que estão suspensos no espaço", diz Biercuk.

"Mas é claro que tudo depende de uma enorme quantidade de infra-estrutura técnica em torno dele. Existem câmaras de vácuo e bombas e lasers, e tudo isso leva-se algo como um quarto."


Fonte: ABC

Share on Google Plus

Sobre Unknown

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial